Insuficiência de Qi do Baço e marcas de dentes na língua, por Jason Smith

materiais04-21abr2019lengua


Texto: Jason Smith, 15/3/2017
Tradução: Gil Gosch, 21/4/2019
Original: https://jasonsmithmtc.com/insuficiencia-qi-bazo-marcas-dentales-la-lengua/


Afirma-se habitualmente que as marcas dentais nas laterais da língua são indicativos de uma insuficiência do Qi do Baço. Apesar de ser absolutamente correto, convém porém qualificar essa afirmação.


Em primeiro lugar, é possível ter uma insuficiência de Qi do Baço sem que a língua apresente marcas de dentes. O fato de não haver marcas dentais na língua não significa que não haja uma insuficiência de Qi do Baço. Diante da sintomatologia de fezes pastosas, digestões lentas e cansaço (entre outras), podemos afirma que exista uma insuficiência de Qi do Baço, ainda na ausência de marcas de dentes. Se as marcas estão presentes, indicará tão somente um estado mais pronunciado da síndrome.


Em segundo lugar, as marcas dentais não aparecem somente quando a língua está inchada. É possível ter uma língua de tamanho normal e que esta tenha marcas de dentes. As marcas aparecem que porque há Qi Xu [vazio de Qi] do Baço e o inchaço aparece porque há um Excesso de Líquidos, que se apresenta em forma de Fleuma e/ou Umidade. E por ser possível ter uma insuficiência de Qi do Baço sem ter Fleuma e/ou Umidade, a língua pode ter marcas de dentes sem estar inchada.


Por último, a zona reflexa do Baço na língua não é o centro da língua, senão a lateral na parte média, quer dizer, a zona onde aparecem as marcas. Essa nuance resulta da investigação de Giovanni Maciocia. Pode aprender mais acerca do diagnóstico pela língua em Medicina Tradicional Chinesa através do nosso curso online e no nosso curso de Medicina Tradicional Chinesa.


Em qualquer caso, havendo marcas ou não, é necessário tratar a insuficiência do Qi do Baço antes que ela aumente, já que este quadro normalmente é o centro de muitas outras patologias. Com acupuntura puncionaremos pontos simples como BP-6, E-36, Ren Mai-12, B-20 e B-21, entre outros, e com fitoterapia, com fórmulas como Si Jun Zi Tang ou Liu Jun Zi Tang.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s