Tradução: Gil Gosch, 21/4/2019
Original: https://jasonsmithmtc.com/insuficiencia-qi-bazo-marcas-dentales-la-lengua/
Afirma-se habitualmente que as marcas dentais nas laterais da língua são indicativos de uma insuficiência do Qi do Baço. Apesar de ser absolutamente correto, convém porém qualificar essa afirmação.
Em primeiro lugar, é possível ter uma insuficiência de Qi do Baço sem que a língua apresente marcas de dentes. O fato de não haver marcas dentais na língua não significa que não haja uma insuficiência de Qi do Baço. Diante da sintomatologia de fezes pastosas, digestões lentas e cansaço (entre outras), podemos afirma que exista uma insuficiência de Qi do Baço, ainda na ausência de marcas de dentes. Se as marcas estão presentes, indicará tão somente um estado mais pronunciado da síndrome.
Em segundo lugar, as marcas dentais não aparecem somente quando a língua está inchada. É possível ter uma língua de tamanho normal e que esta tenha marcas de dentes. As marcas aparecem que porque há Qi Xu [vazio de Qi] do Baço e o inchaço aparece porque há um Excesso de Líquidos, que se apresenta em forma de Fleuma e/ou Umidade. E por ser possível ter uma insuficiência de Qi do Baço sem ter Fleuma e/ou Umidade, a língua pode ter marcas de dentes sem estar inchada.
Por último, a zona reflexa do Baço na língua não é o centro da língua, senão a lateral na parte média, quer dizer, a zona onde aparecem as marcas. Essa nuance resulta da investigação de Giovanni Maciocia. Pode aprender mais acerca do diagnóstico pela língua em Medicina Tradicional Chinesa através do nosso curso online e no nosso curso de Medicina Tradicional Chinesa.